Magazine traitant de l’Economie, du Commercial, du Marketing, du Commerce, de l'Ecologie, du Sport business. e-magazine marketing,
20 Février 2025
Todos os anos, a Croácia recebe milhões de visitantes graças ao seu património natural, histórico e cultural. Na Croácia, o turismo é um dos principais setores da economia. Os visitantes (turistas) abandonam os seus locais habituais para fins de descoberta, lazer, cultura ou relaxamento.
Aqui fica uma observação sobre os aspetos do turismo na Croácia.
1. Dubrovnik
Dubrovnik, apelidada de “Pérola do Adriático” e Património Mundial da UNESCO, é uma cidade antiga localizada no sul da Croácia e um dos destinos turísticos mais visitados da Croácia e de todo o Mediterrâneo. Marcada pelas suas paisagens espetaculares, praias circundantes e pela Ilha Lokrum, ruas de paralelepípedos calcários, atmosfera única, monumentos bem preservados e edifícios medievais, para além das atividades do local, visitas guiadas históricas e festivais.
2.º Dividir
Split, localizada na costa da Dalmácia, apelidada de cidade do Palácio de Diocleciano, é um destino imperdível para os turistas e a segunda maior cidade croata. Construído pelo imperador romano Diocleciano no século IV, este palácio constitui o coração da história desta cidade. Eis algumas atividades turísticas em Split: mergulho e desportos aquáticos (caiaque no mar, stand up paddle e snorkeling), passeios de barco (para ilhas próximas como Brač, Hvar), visitas guiadas históricas para descobrir os segredos do palácio e outros monumentos, noites festivas no Riva.
3.º Zagreb
Zagreb, a capital croata, conhecida pelos seus museus, arquitetura austro-húngara, cafés, mercados movimentados e gastronomia local. Passeios de elétrico, festivais de luzes de Zagreb, mercado de Natal de Zagreb, visitas a museus como o Museu Mimara, o Museu de Arte Contemporânea e o Museu Etnográfico.
O turismo desempenha um papel importante e representa uma parcela significativa do produto interno bruto (PIB) e estimula outros setores económicos, como a agricultura, o artesanato e a gastronomia. O turismo representa cerca de 20% do PIB nacional. Nas regiões costeiras, a dependência deste sector é particularmente considerável. O turismo cria um grande número de postos de trabalho (restauração, hotelaria, transportes, construção, agricultura, artesanato), agências de viagens, alugueres particulares e guias turísticos aproveitam este período turístico para gerar rendimentos.
Em 2023, a Croácia atingiu números recorde e fortaleceu a sua reputação como destino popular na Europa. Cerca de 20,6 milhões de turistas visitaram a Croácia nesse ano, o que representa um aumento de 9% em relação ao ano anterior. Os visitantes geraram 108 milhões de dormidas, marcando um aumento de 3% em relação a 2022. Os turistas vieram principalmente da Áustria, Alemanha, Eslovénia e França. Em 2023, mais de 577.000 turistas franceses visitaram a Croácia, com quase 2 milhões de dormidas, para uma despesa média superior a 200 euros por dia.
O turismo é um motor de crescimento na Croácia e traz benefícios culturais, económicos e ambientais, fazendo do país um destino de renome. Podemos aceitar que uma forte dependência do turismo possa expor a economia a riscos?