8 Novembre 2024
O Vendée Globe começa no domingo, 10 de novembro de 2024, às 13h02 e terminará… no final.
O Vendée Globe realiza-se, ou melhor, terá início em França, em Sables-d'Olonne, na Vendée, com 40 atores de diferentes nacionalidades, incluindo 6 mulheres. O mais novo tem 22 anos e é do sexo feminino.
Esta aventura será disputada com 26 franceses, 3 suíços, 1 neozelandês, 3 ingleses, 2 alemães, 1 japonês, 1 belga, 1 húngaro, 1 chinês, 1 italiano, entre eles 2 atletas desportivos com deficiência, estes são navegadores profissionais de todos os participantes. A inscrição custa 20.000 euros.
O seu nome é “The Vendée Globe” e a sua alcunha “O Evereste dos mares”, descrevendo a dificuldade. A primeira realizou-se em 1989 com a participação de 13 embarcações, e realiza-se de 4 em 4 anos. Esta é uma corrida e não uma corrida qualquer: uma volta ao mundo de barco, sozinho, sem escalas e sem assistência com a obrigação de passar por 3 cabos, os Cabos da Boa Esperança, Leeuwin e Horn..
Os 40 actores do Vendée Globe, autênticos skippers entre os mais experientes do mundo tendo participado nos maiores eventos mundiais como: A Route du Rhum, o Vendée Arctics-Les Sables-d'Olonne, Return to Base, etc. eliminatórias para a participação no Vendée Globe. Permitindo-lhes estar na linha de partida da corrida offshore mais prestigiada, a Vendée Globe. Alguns já participaram no Vendée Globe, alguns ganharam e para outros será a primeira vez.
São capitães, mas também atletas de alta competição: conta a fisicalidade, mas também uma mentalidade infalível. Viajar sozinho pelo mundo, de barco, em condições extremas, num ambiente hostil exige condições físicas óptimas para realizar durante semanas, dia e noite, esforços para compensar o comportamento do barco e lidar com vários danos, porque existem alguns. O recorde do evento é de 74 dias e 3 horas e data da edição 2016/2017. A distância teórica a percorrer está estimada em cerca de 40.000 km ou 22.000 milhas náuticas com partida e chegada em Les Sables-d'Olonne. Os mais lentos podem demorar 150 dias.
Estes barcos especiais pertencem à série IMOCA. Os veleiros “construídos” para regata, com 20 metros de comprimento e uma altura máxima de 29 metros fora de água, podem atingir uma velocidade de 70 a 75 km/h (40 nós). Nada além de corrida, nada de conforto: os únicos objetivos são a velocidade, a navegação do barco com painel completo e a sobrevivência do velejador.
Para além dos equipamentos de navegação e de cuidados, é claro que deve fornecer alimentação para cerca de 3 meses, ou seja, entre 150 a 200 kg de refeições desidratadas, necessitando de uma chaleira e de uma mini panela de pressão. Outra coisa, não há casa de banho, apenas balde e garfo são proibidos.
O preço deste barco ronda os 5 a 6 milhões de euros.