Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Economie, Marketing, Commerce, Force de Vente, Ecologie

Magazine traitant de l’Economie, du Commercial, du Marketing, du Commerce, de l'Ecologie, du Sport business. e-magazine marketing,

O orçamento do comité olímpico senegalês.

O orçamento do comité olímpico senegalês.

O orçamento do comité olímpico senegalês.

O orçamento do comité olímpico senegalês.

A preparação dos atletas senegaleses para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e para os Jogos Olímpicos da Juventude de Dakar 2026 é uma verdadeira pista de obstáculos para o Comité Olímpico e Desportivo Nacional do Senegal (CNOSS). Aqui está uma análise dos desafios financeiros e das soluções propostas, com um toque profundo para suavizar os números.

 

Bolsas para atletas: um cheque não muito olímpico.

O CNOSS garante que todos os atletas beneficiam de bolsas de preparação. No entanto, os valores exatos permanecem obscuros. Por exemplo, um atleta qualificado para o Paris 2024 recebeu 11 milhões de FCFA (cerca de 18.300 euros) ao longo de um ano e meio. Uma quantia substancial no Senegal, mas insuficiente para formar em boas condições no estrangeiro. Isto é como enviar alguém para a guerra com uma fisga.
Os atletas queixam-se da falta de recursos para chegar ao alto nível. O presidente senegalês solicitou medidas para melhorar a preparação dos atletas para Paris 2024, mas segundo os interessados, a situação está estagnada. Está a ser preparada uma lei para estabelecer o estatuto e a remuneração para os atletas de alta competição, o que poderá melhorar as coisas no futuro.

O orçamento do comité olímpico senegalês.
O orçamento do comité olímpico senegalês.

Organização dos JOG 2026: Mil milhões no bolso

Por outro lado, o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos da Juventude (COJOG) Dakar 2026 tem um orçamento confortável. A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) concedeu um apoio maciço de 45 mil milhões de euros à organização dos JOG 2026. O contraste continua a ser marcante com os preparativos para Paris 2024, onde os fundos parecem tão escassos como um corredor de maratona depois da corrida.

 

Financiamento, orçamento e contas: Rumo a uma melhoria?

O CNOSS recebe a maior parte dos seus fundos do Estado senegalês. No entanto, os valores são considerados insuficientes pelos atletas senegaleses. O secretário-geral do CNOSS, Omar Sedima Diagne, admitiu que as bolsas olímpicas em África não são suficientes para permitir aos atletas treinar adequadamente. Além disso, os valores relativos ao orçamento não são considerados prioritários, o que é tão frustrante como ter uma medalha de ouro sem pódio para a mostrar.

 

Iniciativas de financiamento e orçamento: esperanças internacionais

No âmbito dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a Agência Francesa de Desenvolvimento lançou o concurso de projetos “Impact 2024 internacional”, destinado a apoiar projetos desportivos em África. Embora isto possa potencialmente beneficiar o Senegal, os detalhes sobre o impacto directo destas iniciativas no financiamento do CNOSS permanecem pouco claros. É como esperar o melhor enquanto se prepara para o pior.

O CNOSS deve conciliar bolsas de estudo limitadas para atletas e um orçamento substancial para os JOJ de 2026. Os desafios financeiros para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 são claros, mas as iniciativas e os projetos de lei em elaboração oferecem um vislumbre de esperança. Se os atletas conseguem ganhar medalhas com os meios disponíveis, imagine o que poderiam conseguir com o apoio financeiro adequado. Entretanto, esperemos que as futuras reformas tragam o vento de mudança necessário para colocar o desporto senegalês no pódio internacional.

O orçamento do comité olímpico senegalês.
O orçamento do comité olímpico senegalês.

 

Partager cet article
Repost0
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article