Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Economie, Marketing, Commerce, Force de Vente, Ecologie

Magazine traitant de l’Economie, du Commercial, du Marketing, du Commerce, de l'Ecologie, du Sport business. e-magazine marketing,

Prémios e bónus do CAN 2025

Prémios e bónus do CAN 2025. www.photos-gratuites.com

Prémios e bónus do CAN 2025. www.photos-gratuites.com

Prémios e bónus do CAN 2025

 

Além das apostas desportivas, o CAN 2025 oferecerá recompensas financeiras e bónus significativos às equipas com base no seu progresso no torneio. O sistema de qualificação para esta 35ª edição seguirá a tendência das edições anteriores com o mesmo formato competitivo.

 

Sistema de distribuição e qualificação de equipas para o CAN 2025

 

A Taça das Nações Africanas de 2025 vai reunir 24 seleções nacionais, tal como nas edições anteriores desde 2019. Estas seleções serão divididas em seis grupos de quatro, e os jogos terão lugar em Marrocos, país anfitrião, que se apura automaticamente para a fase final.

As competições de qualificação decorrem em duas etapas principais. Uma fase preliminar que envolve as equipas com a pior classificação no ranking da FIFA. Estas equipas vão defrontar-se em uma fase eliminatória de ida e volta. Os vencedores juntam-se às melhores equipas africanas na fase de grupos. Esta outra fase, denominada fase de grupos, reúne 48 equipas divididas em 12 grupos de 4 equipas. Cada equipa joga seis jogos (em casa e fora) contra três adversários do grupo. No final desta fase, as duas primeiras seleções de cada grupo (24 seleções no total, incluindo Marrocos, que se qualificou automaticamente) obtêm o seu lugar para a fase final.

Após a qualificação das 24 equipas, a fase final da competição é disputada em várias etapas, incluindo a fase de grupos (onde 6 grupos de 4 equipas jogam 3 jogos cada para avançarem para os oitavos-de-final) e a fase a eliminar (composta pelos oitavos-de-final, quartos-de-final, meias-finais e final), seguida de uma disputa pelo terceiro lugar.

Prémios e bónus do CAN 2025
Prémios e bónus do CAN 2025

Os vários bónus atribuídos durante a competição

 

A Confederação Africana de Futebol (CAF) aumentou recentemente o prémio monetário atribuído às equipas participantes na Taça das Nações Africanas de 2023 (AFCON). As dotações financeiras foram aumentadas em mais 40% do que anteriormente, e é provável que a tendência se mantenha para a AFCON de 2025. Embora os valores do prémio monetário para esta edição ainda não tenham sido oficialmente anunciados pela CAF, a última edição, que serve de referência, revela que o campeão beneficiaria de 7 milhões de dólares, ou aproximadamente 6,3 de euros. Os finalistas receberão 4 milhões de dólares, ou 3,6 milhões de euros. Os semifinalistas receberão 2,5 milhões de dólares, ou cerca de 2,2 milhões de euros. Os apurados para os quartos de final vão ganhar 1,3 milhões de dólares ou 1,1 milhões de euros.

Além destes bónus oficiais, alguns países oferecem bónus adicionais aos seus jogadores. O caso do Senegal, que duplicou o bónus de participação dos seus jogadores durante o CAN 2023, passando de 4 para 8 milhões de FCFA, ou cerca de 12.200 euros por jogador.

Prémios e bónus do CAN 2025
Prémios e bónus do CAN 2025

O impacto dos bónus nas federações nacionais e nos jogadores

 

Os bónus distribuídos durante a CAN desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do futebol africano, tanto para as federações nacionais como para os jogadores. Os montantes pagos às federações permitem a melhoria de infraestruturas como estádios, campos de treino e centros de formação, o desenvolvimento de selecções nacionais através da supervisão de jogadores e do recrutamento de pessoal técnico qualificado, e o reforço de recursos logísticos. Isto garante o financiamento para viagens e equipamento, bem como a preparação para as próximas competições. Quanto aos futebolistas africanos, estes bónus representam para eles uma motivação muito para além do prestígio de vencer a CAN, uma melhoria das condições de vida para alguns, principalmente os que jogam em campeonatos locais com salários modestos, bem como uma real valorização no mercado internacional, sabendo que um bom desempenho na CAN atrai a atenção dos recrutadores europeus e aumenta o valor de mercado dos jogadores.

 

Entre um sistema de qualificação exigente e recompensas financeiras que parecem estar a aumentar, será que esta edição do CAN 2025 deixará uma marca duradoura no futebol africano?

Prémios e bónus do CAN 2025. www.photos-gratuites.com
Prémios e bónus do CAN 2025. www.photos-gratuites.com

 

Partager cet article
Repost0
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article