Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Economie, Marketing, Commerce, Force de Vente, Ecologie

Magazine traitant de l’Economie, du Commercial, du Marketing, du Commerce, de l'Ecologie, du Sport business. e-magazine marketing,

Produção de vinho na Córsega

Produção de vinho na Córsega

Produção de vinho na Córsega

Produção de vinho na Córsega

 

A Córsega é uma ilha situada no Mar Mediterrâneo, a sul da França continental e a oeste da península italiana, com uma área de 8.722 km2. A agricultura representa a actividade mais dominante na Córsega, baseia-se particularmente na viticultura e na arboricultura. A videira está presente em estado selvagem e é apreciada há vários anos, remontando à época romana.

 Vamos descobrir a viticultura desta ilha de beleza.

 

Produção de vinho na Córsega
Produção de vinho na Córsega

Vinho da Córsega em números

 

Produção de vinho na Córsega

 

O território da Córsega tem a vantagem de um fantástico nível de insolação, agradáveis ​​invernos e verões quentes, o que beneficia as vinhas. A produção de vinho na Córsega representa cerca de 15% da economia agrícola. Reconhecida principalmente pelas suas castas indígenas únicas e pelos seus vinhos notáveis, a Córsega produziu cerca de 400.000 hectolitros de vinho em 2023, incluindo 120.287 hl AOP (Denominação de Origem Protegida) e 222.103 IGP (Indicação Geográfica Protegida) contra uma média de 350.000 hl de anteriores anos. A Córsega é um dos mais pequenos produtores de vinho de França. No entanto, representa apenas 1% das plantações de vinha do país, a Córsega produz 60 milhões de garrafas de vinho por ano com 293 produtores incluindo 133 caves privadas e 4 caves cooperativas, cerca de 450 quintas vinícolas com cerca de 7.000 hectares de área de vinha consagrada.

 

Tipos de vinhos

 

As castas autóctones dominam as plantações da Córsega, a produção divide-se em 3 tipos de cores de vinho, entre 50-55% rosa, o vinho mais consumido, como podemos citar o emblemático Niellucciu utilizado nos vinhos Patrimonio, entre 35-40% vinho tinto e 10 % vinho branco como Vermentinu dando vinhos frescos, minerais e florais. Os vinhos rosés são vivos e coloridos, frescos e frutados, enquanto os vinhos tintos apresentam uma boa estrutura, fáceis de beber e por vezes picantes, e os vinhos brancos são aromáticos, apresentando muitas vezes notas frutadas únicas.

 

 

O mercado do vinho da Córsega

 

O período turístico continua a ser o período em que se realizam a maior parte das vendas de vinho na ilha. O consumo de vinho é muito apreciado na Córsega, com 35% do vinho consumido, o que evidencia o apego dos corsos aos seus produtos regionais, além disso a ilha é uma meca do turismo. Cerca de 60 a 70% dos vinhos consumidos são produzidos localmente e o consumo médio de vinho per capita representa 60 litros. Notamos que 45% dos volumes de vinho regional são exportados para serem vendidos em todo o continente e 20% exportados para fora das suas fronteiras.

 

Embora a produção mundial de vinho seja prejudicada por vários factores, a produção de vinho na Córsega está a ter um bom desempenho tanto em termos de qualidade como de quantidade. A Córsega é uma das três principais ilhas produtoras de vinho do Mediterrâneo. O consumo de vinho na Córsega continua a ser um marco cultural e um verdadeiro trunfo económico.

Produção de vinho na Córsega
Produção de vinho na Córsega

 

Partager cet article
Repost0
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article