11 Décembre 2024
29 de abril, Dia da Cerveja na Suíça dedicado à milenar empresa cervejeira para homenagear este produto em toda a sua diversidade. O consumo de cerveja na Suíça é sinónimo de tradição, prazer, variedade e boa companhia. Os suíços associam sobretudo a cerveja a eventos: festivais, desportos ou refeições. Posto isto, vamos mergulhar na descoberta desta cultura intimamente ligada ao país.
Composta por água, malte, lúpulo, levedura, quase 8 em cada 10 cervejas consumidas na Suíça são de produção nacional, fabricadas na Suíça. Os suíços consomem em média 50 a 55 litros de cerveja por ano. De acordo com o mercado suíço, 53,5 litros consumidos por habitante em 2022 ou 4.732.148 hectolitros (hl) por consumo total, este número desce ligeiramente em 2023 com 50,7 litros por habitante ou 4.559.278 hectolitros consumidos no total, uma diminuição devido em parte ao interesse por estilos de vida mais saudáveis. Um estudo revela que a cerveja é uma bebida apreciada principalmente no verão, o seu consumo aumenta 10 a 15% entre 20 o C e 25 o C, 20 a 30% entre 25 o C e 30 ° C, mas diminui 5 a 15 % acima dos 30º com risco de desidratação. A escolha dos consumidores recai então sobre as bebidas hidratantes, uma em cada quatro cervejas é servida nos restaurantes. Durante o ano de 2023, os consumidores de cerveja pagaram quase 320 milhões de francos à confederação em impostos e IVA.
Na Europa, a Suíça tem o maior número de cervejeiras per capita, com cerca de 1.192 cervejeiras em 2023, este número pode ser explicado pelo efeito de um número explosivo de variedades de cerveja. O cantão de Berna é o que mais cervejas fabrica a nível nacional, com mais de 200 empresas ativas. O cantão de Zurique ocupa a segunda posição com 164 cervejeiras. O grupo Feldschlösschen ocupa o primeiro lugar entre os maiores produtores de cerveja da Suíça com cerca de 40% das bebidas lupuladas produzidas, sendo responsável pela produção das seguintes cervejas: Cardinal, Hürlimann, Gurten Bier Blonde, Super Bock, Valaisanne e Feldschlösschen. A Heineken surge em segundo lugar com uma quota de 16,5%, são produzidas marcas como Calanda, Eichhof, Ittinger Bier, Haldengut, Heineken, Birra Moretti, Ziegelhof. As Appenzelloises Quöllfrisch, Vollmond e Brand Löscher são produzidas pela cervejeira Locher, esta cervejeira representa 14% da produção. Ramseier está em quarto lugar com 10% e muito mais. Em 2023, as cervejeiras suíças produziram um total de 3.536.549 hectolitros de cerveja. Cerca de 34% da cerveja consumida no país é vendida ao consumidor em embalagens reutilizáveis (garrafas ou barris). Todos os anos decorrem os Swiss Beer Awards, 550 cervejas provadas este ano por um júri composto por 80 pessoas. A coroar o vencedor, o maior é o estilo mais consumido na Suíça, fácil de beber e produzido por grandes cervejeiras como a Feldschlösschen e a Cardinal.
Embora a Suíça tenha o maior número de cervejarias com um número considerável de bebidas por hectolitro, ocupa apenas o 17º lugar na Europa em 2022. A cerveja continua assim a ser a bebida alcoólica mais popular entre os suíços.